quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Amarante vai ter novo hospital em 2011

O Primeiro-Ministro, José Sócrates, e o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, estiveram presentes, ontem, dia 17 de Agosto, na cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo Hospital de Proximidade de Amarante.

A nova unidade hospitalar, segundo declarações de José Alberto Marques, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE (CHTS), constituirá um equipamento de saúde moderno ao serviço da população, oferecendo cada vez mais e melhores serviços, numa perspectiva fortemente centrada no ambulatório, aproximando cada vez mais o hospital das pessoas, nomeadamente através do conceito de acto único. Este conceito consiste na realização de consulta e exames médicos numa única deslocação ao hospital.
O novo Hospital de Amarante disporá de uma urgência básica, ligada por telemedicina à unidade de Penafiel, com capacidade de internamento de 60 camas, destinadas sobretudo à valência de medicina interna.
Ao nível de outras especialidades, o Hospital de Dia dará resposta a todas as situações que exijam cuidados diários, mas que possam dispensar internamento, sempre em grande articulação com a unidade de Penafiel e a sua urgência médico-cirúrgica.
O novo hospital irá ter os seguintes serviços:
Serviço de Urgência Básica, a funcionar 24 horas por dia, em articulação com a Urgência Médico-Cirúrgica em Penafiel;
Serviço de Consulta Externa, composto por diversas especialidades jáexistentes, mas também com novos serviços;
Serviço Cirurgia de Ambulatório, equipado com um bloco operatório composto portrês salas, que permitirá dar um forte contributo na resolução das listas de espera em toda a região Norte;
Serviço de Internamento de Medicina Interna, com 60 camas, metade em enfermarias individuais para doentes com patologias agudas;
Unidade Hospital de Dia, que prestará cuidados a doentes que não necessitem de internamento;
Unidade de Saúde Mental direccionada para a psiquiatria, pedopsiquiatria e psicologia;
Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (Fisioterapia) adequado às necessidades da população;
Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica com Centro de Colheitas, Patologia Clínica, Imuno-Hemoterapia, Imagiologia, entre outros.
Implantado num terreno de nove hectares, em Telões, Amarante, junto da variante do Tâmega (EN210), cedido pela autarquia com um investimento global de cerca de 45 milhões de euros, 18 dos quais para modernos equipamentos, o futuro hospital de Amarante será vocacionado para a cirurgia de ambulatório, com três blocos operatórios e com capacidade para cerca de 50 intervenções diárias.
Esta nova unidade de saúde é co-financiada em cerca de 50 por cento do investimento elegível pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).