sexta-feira, 28 de agosto de 2009

H1N1: Escolas antigas podem recorrer a tendas para isolar alunos

As ministras da Educação e da Saúde escolheram, ontem, sexta-feira, a escola do Casal de S. Brás, na Amadora, para anunciar o que é novidade: as linhas telefónicas, para uso exclusivo dos directores das escolas, junto das quais podem obter ajuda quando não souberem que decisão tomar.
E escolheram aquele estabelecimento por já ter plano de contingência pronto e, em parte, activo. À chegada, Ana Jorge e Maria de Lurdes Rodrigues desinfectaram as mãos, como toda a gente e, dentro, puderam ver as salas equipadas com desinfectante para os alunos limparem regularmente os lugares.
Mas nem todas as escolas estarão já tão adiantadas na preparação para receber um ano lectivo que ameaça ter um primeiro trimestre atribulado. A pandemia está aí, o H1N1 já é o vírus de gripe predominante no Mundo e as previsões são de contágio de 25% da população. Mas a ministra da Educação garantiu que "todas as escolas" estão já a concluir planos e tê-los-ão prontos em Setembro. Para isso - e para comprar o que faltava -, receberam um suplemento orçamental de 600 a dois mil euros (cujo reforço será avaliado em Dezembro).
Quanto às linhas ontem anunciadas, funcionarão em articulação com as Administrações Regionais de Saúde e as Direcções Regionais de Educação, para pôr os directores escolares em contacto com os delegados de saúde.
"Quando ponderar encerrar a escola ou isolar turmas, o director poderá obter ajuda", esclareceu ao JN o presidente da Confederação Nacional de Associações de Pais, Albino Almeida, que participou hoje de manhã na reunião das ministras e saúda a "grande cooperação" entre ministérios.
Embora não nova, a ideia de criar salas de isolamento foi também ontem pormenorizada. Os espaços servirão para colocar as crianças que revelem sintomas durante o dia de aulas, num ambiente confortável, enquanto esperam que os pais as vão buscar.
Segundo Albino Almeida, nem todas os estabelecimentos têm capacidade para criar espaços dedicados, sobretudo no caso de escolas primárias envelhecidas. "No Algarve prevê-se a eventualidade de usar tendas de campanha. A sugestão que deixámos, para escolas EB 2-3 e secundárias em obras, é o aluguer de pavilhões pré-fabricados". (Fonte JN).