sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O que é preciso para se ser advogado?

Licenciatura O curso de Direito, desde o Processo de Bolonha, passou de cinco para quatro anos. Mas há casos, como a Universidade Autónoma, que prevê uma licenciatura de apenas três anos.
Mestrado Esta opção não é obrigatória para ingressar na Ordem dos Advogados. Apenas para quem queira ingressar no Centro de Estudos Judiciários para seguir a carreira de procurador ou magistrado judicial .
Estágio na Ordem dos Advogados Obrigatório para o exercício da profissão. Actualmente dura aproximadamente 18 meses. Ministrado na própria Ordem, é composto por uma parte inicial mais teórica, com aulas, que termina com a avaliação através de exames escritos.
Prova de agregação O estágio é composto por uma segunda parte, mais prática, que inclui idas a audiências de julgamento pelo advogado estagiário. Esta fase termina com a avaliação oral de agregação.
Cédula profissional A partir do momento em que um estagiário se inscreve na Ordem passa a ter uma cédula provisória com um número que lhe é atribuído. Quando é aprovado na agregação passa a ter o título definitivo que o deverá acompanhar