domingo, 30 de agosto de 2009

H1N1 - Atrasos nas análises.

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que faz exames para detectar o vírus da gripe A (H1N1), está a registar atrasos na entrega dos resultados das análises devido ao aumento do número de pedidos e por ser Agosto, segundo o "Diário de Notícias".


Muitos resultados estão a ser dados ao fim de 72 horas, em vez das previstas 48 horas. Durante esse período de tempo, os doentes são obrigados a ficar em casa.

Os responsáveis do instituto admitem uma maior carga. “É natural que no mês de Agosto haja alguns atrasos”, disse ao jornal Cristina Furtado, responsável da unidade de referência e vigilância epidemiológica do departamento de doenças infecciosas.

Tudo porque o aumento do número de casos de Agosto coincidiu com o período de férias de alguns dos funcionários dos serviços de saúde que atendem os doentes.


A situação, garantem, será brevemente normalizada, quando todas as estruturas de saúde estiverem adaptadas à gripe A e com a abertura de mais laboratórios.


Portugal é o segundo país europeu com maior incidência de infecções de gripe A, com 20,9 casos por cada cem mil habitantes, de acordo com os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. À frente de Portugal surge o Reino Unido, com 21,4 casos. Apesar de estar em segundo nesta lista, Portugal não regista casos mortais, ao contrário do Reino Unido (65), Espanha (21) e Grécia (1).