domingo, 30 de agosto de 2009

José Sócrates promete rede pública de guarda de crianças para ajudar jovens casais a ter filhos

O primeiro-ministro disse hoje, em Bragança, que o Governo está a construir uma rede pública de creches para ajudar os jovens casais a ter filhos e dar resposta a um problema que classificou como "a nova prioridade do Estado Social".

"Se eu tivesse de apontar a nova tarefa, a nova prioridade do Estado Social é construir uma rede de creches, de guarda de crianças pública para servir todo o país", disse.

José Sócrates afirmou que o Governo deu já início a esta "nova tarefa", indicando que metade dos 365 novos equipamentos sociais que se encontram em construção no país, são creches.

Com esta "rede pública de guarda de crianças", o Governo pretende dar resposta ao que o primeiro-ministro considerou "o principal problema das jovens famílias que querem ter filhos".
"Para ajudar as novas famílias a ter filhos o mais importante a fazer é construir creches", considerou.
José Sócrates falava na inauguração, em Bragança, do centro da Obra Social Padre Miguel, um dos maiores equipamentos sociais do pais financiado pelo programa PARES (Programa de Alargamento de Rede de Equipamentos Sociais).
No final, o primeiro-ministro escusou-se a responder às questões dos vários jornalistas que cobriam o acto.
A instituição de solidariedade social de Bragança investiu três milhões de euros num complexo com creche para 66 crianças, lar social para 60 idosos, lar residencial com 26 suites e apoio domiciliário a 50 idosos.
Sócrates aproveitou para fazer o balanço do apoio social aos idosos, dizendo-se "orgulhoso" pelo investimento feito nos últimos quatro anos em equipamentos, mas também por medidas como o Complemento Solidário para Idosos (CSI).
Segundo o primeiro-ministro, esta medida de combate à pobreza, que "acrescenta" às baixas reformas um apoio financeiro até perfazer um total de 400 euros mensais, abrange 226 mil idosos no país, cinco mil dos quais no Distrito de Bragança.
De acordo com as contas do primeiro-ministro, este apoio têm permitido que os idosos contemplados vejam as suas reformas aumentadas, em média, em 100 euros por mês.